segunda-feira, 14 de abril de 2014

Desculpas

Sabe, andei pensando e acho que lhe devo um pedido de desculpas. Um sincero e profundo pedido de desculpas.
Desculpas por não ter conseguido entrar em sintonia com  o seu momento mágico, compartilhar de sua felicidade e de sua realização instantânea. Um milhão de desculpas por ter permanecido inalterado em minhas emoções enquanto todos ao seu redor comungavam de sua alegria.
Quero me desculpar com você por sempre pensar mais a frente, por sempre reger minhas ações analisando o que elas influenciarão no futuro a médio e longo prazo. Acredito realmente que o momento presente é o que importa mas é através dele que garantimos o próximo momento, a próxima felicidade, a próxima tristeza.
Quero me desculpar também por este sentimento, por esta coisa que eu sei bem quantificar e dominar ao ponto de recolher para dentro de mim e deixar tudo como está, sem interferir no meio.
Quero que entenda que tem que ser assim e que as coisas, todas, têm o seu tempo. O tempo do homem e o tempo de Deus. O tempo do homem varia de acordo com sua educação e com seus conceitos de moral e ética, varia de acordo com o bonsenso e com a dignidade de cada pessoa. O tempo do homem varia de acordo com a relação risco x recompensa, o tempo do homem varia de acordo com o respeito às circunstâcias.
Para Deus, não há tempo, para Deus é só vontade.
São poucas as decisões que podemos tomar durante um único dia porém o acúmulo delas interferem de forma decisiva em nossas vidas e nas vidas das pessoas que nos cercam. As que vivem e as que viverão por conta destas. A responsabilidade funciona indiferente das alegrias e dificuldades. As responsabilidades não respeitam sorrisos e lágrimas. As responsabilidades não devem ser
desconsideradas, longe disso, elas devem ser pensadas, repensadas, planejadas e todas as suas consequências medidas. Ninguém provou que viver é fácil.
O mais interessante nisto tudo é que os efeitos que este pedido de desculpas proporcionarão serão os mais variados ao longo do tempo. À medida que o tempo for passando, que a experiência for acumulando e a vida mostrar como deve ser vivida, os significados das entrelinhas farão mais sentido que as palavras aqui escritas. As memórias aflorarão e enfim, em um futuro distante, tudo isto será significativo mesmo que hoje, não valha nada.



terça-feira, 1 de abril de 2014

tudo ou nada

Posso não ser aquele anjo do Senhor que conhece a palavra e a propaga para as almas carentes das coisas de Deus.
Posso não ser aquele religioso que anseia pelo paraíso com todos os seus anjos e harpas, que anseia pela eternidade em uma terra sem dores, sem sofrimentos, sem ódios ou fome.
Posso não ser aquela pessoa que comunga em uma religião, em uma doutrina, cercado de fiéis e irmãos em Cristo, cantando, participando de campanhas, catequizando, caindo de joelhos perante um poder maior.
Posso não ser aquela pessoa que conhece todos os hinos, todas as músicas, todas as parábolas, sermões, salmos e histórias Bíblicas.
Enfim, posso não ser nada disso e ainda surpreender.
Posso surpreender pela minha fé, pela minha conduta, pela minha prontidão, disposição e fidelidade.
Posso lhe surpreender e ser a pessoa com a qual você poderá descarregar as palavras mais difíceis e as lágrimas mais amargas de sua vida. Posso ser a pessoa que saberá receber seus dias mais escuros da mesma forma como recebe seus sorrisos mais radiantes.
Posso ser a pessoa, a única, que estenderá a mão independente dos atos e julgamentos.
Posso ser a pessoa que silenciará nos momentos de maior combate e a que trará a palavra mais confortante nos momentos de desesperador silêncio.
Posso ser aquela pessoa que alimentará seu coração, que fará o sangue circular nas suas veias se algum dia as pessoas não mais acreditarem em você. Posso ser aquela pessoa que chegará primeiro com o entendimento e o perdão.
Posso ser forte como a rocha e suave como a seda. Posso ser o cão de guarda, fiel e companheiro.
Posso ser a lava do vulcão que esquentará seus dias mais frios da mesma forma que posso ser a brisa suave que refrescará seu corpo, bagunçará seus cabelos nos dias mais quentes.
Posso ser o que nunca estará longe, posso ser o confidente ideal, o cúmplice mais dedicado e o braço para suas noites de sono.
Posso ser a sua verdade mais difícil e complicada, posso ser o seu testemunho de fé. Posso ser o tudo e também posso ser o nada. E enfim você entenderá que realmente não cai uma folha de uma árvore se não for o propósito de Deus.