Nossa lingua portuguesa é mesmo cheia de encantos... Por conta do aniversário de uma pessoa muito querida semana passada, estava eu pensando em uma forma de presenteá-la, mesmo que remotamente ou virtualmente. E em meio a estes pensamentos, a palavra "presente" veio-me várias vezes à cabeça e não pude deixar de analisá-la e a brincar com ela.
Presente e seus significados, presente e suas variações... Presente significa estar junto, naquele momento, naquele local. Presente significa tempo verbal, atual, momento instantâneo. Presente significa algo que se dá a outrem.
Então presentear significa dar algo a outrem para uso imediato?
Continuei com minha linha de raciocínio e minhas brincadeiras literárias e pensei: Por que não PASSADEAR?
Por que não podemos dar às pessoas um pouco de passado? Presentear com o passado, passadear!
Então faço uso desta palavra para expressar que algumas pessoas precisam de um pouco de passado em suas vidas. Algumas pessoas precisam de lembrar suas origens, lembrar de onde vieram e todo o caminho que percorreram até o presente.
Muitas vezes guardamos nosso passado em gavetas tão bem fechadas, tão escondidas que fica a sensação que nascemos a cada dia. Esquecemos pessoas, lugares, lutas, perdemos toda a referência de origem, de aprendizado. Vivemos apenas do presente, almejamos apenas o futuro.
Agradamos as pessoas presenteando-as e acredito realmente que também podemos agradá-las mais ainda passadeando-as com recordações, com ensinamentos, fazendo-as olhar um pouco para trás para perceberem o que realmente é importante nas suas vidas.
Utilizando uma frase de outro texto meu: NA vida de uma pessoa, é mais importante sua história que sua geografia.
Então sugiro que passadeemos mais uns aos outros... relembremos mais as histórias, os momentos, os ensinamentos, as vitórias e as derrotas. Sugiro que passadeemos mais entre as pessoas que já nos esquecemos, dos lugares que já vivemos, dos sabores que já sentimos. Sugiro que busquemos no passado os momentos mais bonitos e os ofertamos às pessoas ao nosso redor.
vivemos muito apressados... vivemos no presente... Vamos passadear, vamos futurear! Ambos estão muito ligados.... Pois no futuro seremos apenas aquilo que o passado nos permitir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário