Costumo dizer que o melhor presente que alguém pode receber de outra pessoa é justamente o tempo. Costumo dizer que o tempo dado, o tempo dedicado não tem preço, não há como mensurar ou sequer retribuir esta variável que é progressiva e irrecuperável.
Precisamos saber receber e valorizar este presente quando o ganhamos pois não há nada mais original, não há nada mais ímpar do que um segundo de outra pessoa. Um presente que não se repete. Um presente que não tem volta.
Costumo dizer também que o tempo recebido é viciante. Costumo dizer que quem recebe e não sabe fazer bom uso, geralmente quer sempre mais e agradece menos. Costumo dizer que quem recebe muito o tempo de outra pessoa acaba considerando ser uma obrigação e toda a magia se desfaz.
Muitas vezes as pessoas que dedicam seu tempoa outras, perdem a noção dos dias, dos meses e dos anos, muitas vezes as pessoas que doam seu tempo para outras não vêem suas vidas passando e quando enfim, buscam este tempo para sí percebem o peso da idade, carregam o amargo de uma vida não vivida em sua plenitude. O tempo perdido não aceita o pronome reflexivo SE. O passado não comporta o pronome reflexivo SE.
O futuro é avassalador. O futuro cobra o tempo mal investido, o futuro em relação ao tempo, é implacável pois traz consigo uma infinita capacidade de acumular remorsos e frustrações, o futuro inevitavelmente nos mostra que o passado é imutável e nos dá, como castigo, as chaves para abrir todas as portas que não existem mais.
Mas enfim, a irrecuperabilidade do tempo é compensada com a capacidade de darmos a nós mesmos novas portas, com novas chaves. Nos dá a possibilidade de acreditar em um novo recomeço, uma nova vida, uma nova situação. Obviamente que atrás destas portas sempre haverá o medo, sempre haverá o receio do desconhecido porém não devemos deixar morrer jamais os segundos que nos restam antes de vivermos-los todos com o sabor e o prazer de uma vida feliz. Não devemos jamais deixar de acreditar em pessoas, principalmente naquelas que como eu, disperdiçaram seu tempo em outras vazias.
Haverá sempre uma nova porta que você poderá entrar, fincar suas raízes, permanecer e compartilhar de verdade, com qualidade, o tempo infinito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário