terça-feira, 6 de agosto de 2013

Liberdade - ou um ano

Liberdade em sua definição literária: Condição do homem que pode dispor de si ou que não é propriedade de outrem. Poder de fazer ou deixar de fazer uma coisa. Livre arbítrio. Faculdade de praticar tudo aquilo que não é proibido por lei.
Peço um momento de reflexão dos meus leitores no sentido de responder a uma pergunta: Em qual momento foi preciso criar a palavra e a definição de LIBERDADE?
Pois bem, se concordarem comigo, posso dizer que a palavra liberdade advém da perda, advém da prisão, advém das delimitações de território, advém da escravidão.
A liberdade é a filha rebelde da escravidão.
Estamos acostumados a observar apenas as cores da liberdade, os louros da vitória, as satisfações das conquistas sem nos atentarmos contra o quê lutamos ou até por quê temos que lutar para conseguir a liberdade.
No começo não haviam limites, não haviam sonhos, não haviam amarras ou delimitações. No início não haviam regras e não haviam posses nem tampouco sucesso ou fracasso. A liberdade era um abstrato tangível e onipresente. A liberdade era um nada sem significado.
Para que a definição de liberdade fosse estipulada foi necessário que alguém, em algum momento fosse privado de algo próprio, algo particular.
Isto significa também que a liberdade emana da perda, da privação e do desejo. Pensando mais profundo ainda, podemos dizer que a liberdade, o verdadeiro significado da palavra liberdade é reverter. Sim, justamente isso, voltar ao vértice, voltar à origem, ao ponto em que, sem sabermos, já éramos livres. Liberdade nada mais é que recuperar o que já tínhamos. Todos nascemos liveres.
Estamos presos a diversas, regras, conceitos, modos, tipos, situações, pessoas e drogas. Nos prendemos  por conveniência, nos prendemos por comodidade, sossego, preguiça e incapacidades infinitas
Reverter não é fácil e a maioria das pessoas não consegue. A maioria das pessoas passa uma vida inteira com os braços esticados em busca da liberdade porém com os pés fincados no chão pois a liberdade requer sacrifícios, a liberdade requer esforços além de nossas capacidades de discernimento.
A liberdade, a verdadeira liberdade consiste em ser feliz, em viver bem sem aquilo que mais dependemos na vida.
A liberdade consiste em ser antes do ter. A liberdade não é a falta de dependência... A liberdade é o controle sobre o que se quer e o que se tem.
Não há liberdade sem luta, não há liberdade sem dor por que vamos nos prendemos aos poucos, sem percebermos mas, no fim... afinal, no fim de tudo, voltar às origens, reverter e ser livre. É assim, sempre!


ah... talvez as imagens de braços abertos quando nos referimos à liberdade seja justamente a simbologia de deixar ir, de tirar de nossos corpos, de nossas vidas, tudo aquilo que nos torna presos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário