Chego aos 43 anos de idade, ao final de 2012 com uma grande constatação: O grande erro de minha vida foi não ter um PLANO B.
Não saí da linha, não tracei outros objetivos, não interagi com outras pessoas, não almejei nada além do que a vida me apresentava, não desejei ninguém, não me preparei para ninguém além de quem eu já tinha. Saí do jogo, abandonei a disputa, joguei a toalha certo de que a vitória estava consolidada.
Ledo engano. A vida é traiçoeira e os jogadores são ávidos por novas conquistas, novos territórios, novas aventuras.
Descobrí que a vida é cheia de pintores que escondem através de suas belas cores, de seus belos quadros, defeitos nas paredes, defeitos nas telas. Descobrí que a vida carece de arquitetos, de pessoas que construam novas paredes, novos alicerces.
Descobrí que pessoas se encantam mais com uma bela reforma, uma gambiarra do que com o velho casarão.
Descobrí que temos sempre que pensar além, abrir nossos horizontes além de nossa zona de conforto e perceber que urubus e hienas prevalecem perante pombas e coelhos. Descobrí que o inimigo não se esconde, ao contrário, ele se mostra o tempo todo e nós é que não o enxergamos por que não queremos ver, não estamos preparados para ver. Descobrí que nossos castelos são de areia na beira da praia e que qualquer onda pode revertê-los a simples grãos. Descobrí que os castelos de pedra, no alto das montanhas existem apenas nas histórias contadas para crianças dormirem.
Descobrí que fui uma criança adormecida pensando morar em um castelo de pedra no alto de uma montanha.
Acordei agora, sem tempo de me espreguiçar, sem tempo de bocejar, sem tempo para o desejum. Preciso voltar ao jogo, preciso do meu plano B, partir para o almoço pois a vida é voraz, a vida é sedenta.
Imaginar como teria sido não muda nada pois não foi. O "se" não existe no passado e nem existirá no futuro pois não andamos na linha das opções e sim na da decisão.
Teria sido melhor ou não já não importa. Apenas a angústia das palavras escondidas nos momentos errados.
E eu me coloco aqui como o seu plano B. Sem brincadeira, falando sério.
