sábado, 2 de fevereiro de 2013

Pássaros e folhas

Hoje a tarde, sentado na areia da praia contemplando a paisagem, observei um pássaro que lutava em voar contra o vento, praticamente sem conseguir deslocamento no espaço, batia suas asas insistentemente. 
Batí no ombro de minha filha mais nova e mostrei a ela aquela luta contra o vento de um pássaro tão pequeno e após alguns minutos admirando a peleja, ela me perguntou por que o pássaro não virava e usava o vento a seu favor para conseguir se deslocar.
Expliquei a ela que justamente por bater as asas contra o vento, o pássaro iria fortalecer sua musculatura para poder cada vez mais conseguir chegar em lugares mais distantes. Expliquei a ela que é através desta pequena manobra que ele conseguia ser forte, ser um destaque entre os demais de sua espécie e até mesmo contra seus predadores.
Não pude deixar de fazer uma analogia em relação às pessoas e seus modos de vida. Não pude deixar de lembrar, de buscar na memória as pessoas que eu conhecia que são justamente como este pássaro que voa contra o vento, fortalecendo suas asas. Não pude deixar de lembrar de pessoas que se fortalecem a cada batalha, que se destacam a cada luta que a vida lhes apresenta. Foi inevitável lembrar de pessoas que lutam, que têm seus ideais e dele não se desviam, que se cansam porém se tornam cada dia mais fortes.
Quem olha de fora, pode imaginar, assim como minha filha, que o mais correto seria abandonar a luta e mudar de direção, quem olha de fora pode criticar, achar que a luta é perda de tempo, que é até uma limitação intelectual.
Então, pensando assim, não pude deixar de puxar pela minha memória as pessoas folha. Pessoas folha, aquelas que vão com o vento, que estão sempre na direção de onde o vento leva, flutuando em movimentos aleatórios, na velocidade que o vento proporciona. Pessoas que são absolutamente oportunistas e que jamais imaginam onde suas vidas terminarão pois neste exato momento, sorvem da facilidade das forças alheias.
Algumas pessoas são como pássaros voando contra o vento, outras pessoas são as folhas que o vento leva para onde quiser.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário