Acho que existe uma interpretação lógica na fábula dos irmaõs Grimm, O príncipe Sapo.
A história em sí todos conhecem e foi contada pelos quatro cantos deste mundo redondo desde o seculo XVII sendo adaptada para as mais diversas culturas e situações.
A essência porém nunca mudou: Uma princesa que beija um sapo encantado e este transforma-se em um lindo prícipe!!!
A conotação principal é justamente fato de uma bela jovem, de família influente, cercada de todos os privilégios e regalias, cortejada pelos mais diversos e belos príncipes, vencer o asco e encostar seus lábios em um animal, anfíbio que vive em um pântano.
Obviamente que houve uma quebra de um paradigma. Não há dúvida nisto. Porém eu observei algo além.
Este beijo foi dado com os olhos. Este beijo foi dado com a alma e não com os lábios.
Provavelmente os irmãos Grimm estivessem querendo demonstrar o contrário. Quem sofreu a transformação não foi o sapo e sim a princesa!
Não foi o sapo quem se transformou em um príncipe nos padrões ideais para a princesa e sim a princesa aceitou que, além dos atributos físicos, sociais e econômicos, havia no sapo algo que pudesse suprir todas as suas necessidades emocionais.
Há implícito nesta história a quebra das tradições, a vitória sobre o preconceito, a luta pelo amor incondicional, do amor que basta para duas pessoas. O físico colocado em segundo plano. O interior sobre o exterior.
Não houve uma promessa do sapo se transformar fisicamente em um príncipe lindo aos olhos da princesa e sim a princesa "beijar o sapo com os olhos" e passar a enxergar nele os atributos que realmente importam.
Então vejo que a história é realmente muito atual, muito moderna e vem acontecendo ou deixando de acontecer o tempo todo.
Quantas princesas entregam-se a príncipes por conta de aparencias e posses, por conta de considerações familiares, religiosas, tradicionais, por conta de círculos sociais fechados, por conta de preconceitos, por conta de tantos fatores diferentes que levam sempre ao mesmo final?
E quantas princesas quebram os paradigmas e beijam sapos com os olhos? Quantas princesas vencem os seus medos e transformam-se para aceitar que vai além, muito além das aparências as condições ideais para ser completa e feliz ao lado de alguém, não importando que seja um príncipe ou um simples sapo?
E para vocês princesas que sonham, deixo uma dica! Aterrizem. Não se constrói castelos nas nuvens!
Nenhum comentário:
Postar um comentário