domingo, 21 de julho de 2013

O tempo não cura caráter

Faz tempo que não escrevo aqui. Desde o dia 16 de julho. são 5 dias. apenas cinco.
Quando comecei este blog a idéia era escrever apenas para mim, escrever apenas como uma forma de registrar meus sentimentos e minhas convicções sobre as coisas da vida. Era uma espécie de diário.
À medida em que as postagens iam aumentando de número e também de acessos, comecei a ter medo sobre duas situações interligadas. A primeira situação que temí foi a de ficar sem assunto, ficar sem idéias. A segunda foi a de cair no lugar comum, ser redundante, repetitivo demais.
Percebí que já não estava escrevendo só para mim e sim para várias pessoas, para várias situações e percebi que minha responsabilidade havia aumentado potencialmente.
Quanta responsabilidade! Nunca me imaginei como um formador de opinião, longe disso. Sou exemplo para os outros da mesma forma como qualquer um. Não quero é ser molde.
Então hoje escrevo para uma certa parcela de pessoas que acreditam piamente no presente.
Este texto, exatamente este tem como objetivo mostrar para as pessoas que acreditam que o tempo cura o quanto elas estão erradas.
Digo com todas as letras: O tempo não cura ninguém. O tempo mostra verdades.
Quando digo que o tempo não cura, não me refiro à doenças patológicas.
O tempo não cura caráter. O tempo não cura personalidade. Ele apenas evidencia o que não é visto hoje.
Claro que vivemos no presente e tomamos nossas decisões baseadas no momento. Mas existe uma contradição, um paradoxo enorme pois tomamos decisões agora, baseados em experiências vividas no passado para as consequências que viveremos no futuro.
É por isso que somos tão conservadores, é por isso que somos moderados e avessos à mudanças. É por isso que acreditamos que as pessoas vão mudar baseadas em nossas decisões. Nossas decisões são fracas e são tomadas sob influência do medo e do comodismo.
Queremos sempre chegar no futuro sem nos darmos conta que o futuro é intangível, inalcançável. Não nos atentamos para o fato de que o futuro não existe pois há sempre um próximo segundo, uma próxima hora e um próximo dia. Quando não houver mais, tudo é apenas passado. Tudo passou!
A livre expressão da arte não permite pensamentos futuros. A arte é realização instantânea,
Viver é uma arte!
Juntando estas duas frases, acredtio cada vez mais que temos que viver o agora pois: O tempo não cura caráter!






Nenhum comentário:

Postar um comentário