domingo, 11 de novembro de 2012

Monalisa

Tudo começou com um simples e inocente "olá"...
Mas que olá foi esse!!!
E eu que pensava que a vida não tinha nenhuma surpresa preparada para mim, eis que ela resolve aprontar das suas e me surpreende mais uma vez.
Então eu percebo que meu futuro está absolutamente, definitivamente preso ao remoto passado.
E a vida em ebulição que me levou 20 anos ao passado, agora me leva mais longe ainda. Mais atrás ainda.
E não sei se devo condenar ou exaltar a minha memória. Não sei se é um dom ou uma maldição ter tantos e tantos momentos guardados tão nitidamente em minha mente.
Sei que lembro de coisas que fiz e que deixei de fazer mesmo querendo. Lembro das fisionomias, dos lugares, dos cheiros e dos sabores de coisas tão remotas que me assusto. Tenho absoluta certeza de que não são coisas da imaginação pois são todas coisas importantes e que contribuiram para eu me tornar quem sou hoje.
Então, devido a uma grande recordação, acompanhada de uma coragem que jamais imaginei que teria, ganhei um presente absurdamente valisoso, secreto, só meu!!!
Hoje posso garantir que vou dormir o sono dos justos, o sono feliz, pesado porém aliviado. Um sono com o corpo pesado e a alma muito, mas muito leve. Tirei um peso de minhas coisas, uma palavra que estava presa em minha garganta fazia anos.
E conseguí as respostas que me atormentaram a vida toda, as respostas para as perguntas que eu tinha a meu respeito. Eu me completei. Eu me preenchí.
E sei que, mesmo tardiamente, não devemos guardar uma vontade, um sentimento. Não devemos deixar de expressar o que sentimos sob pena de perdemos o direito de aproveitar as coisas maravilhosas advindas de nossas atitudes.
Não sei como teria sido e não sei como será de hoje em diante. Sei que estou uma tonelada mais leve....
E pude me desculpar, pude me justificar, pude expressar tanta coisa em tão pouco tempo que o filme passou em minha vida. Um filme sem final, daqueles que podemos aguardar a nova continuação.... Tipo os filmes do Rambo, Superman, Homem Aranha, 007.. Mas sem revanche....
Vou mais para o lado da continuação da lagoa azul!! De volta a lagoa azul!!!!
Então, dentro do Louvre, o museu mais conhecido do mundo, está a Monalisa, quadro de Da Vinci, o mais perfeito, o mais admirado, o mais cobiçado quadro já pintado no mundo todo, em todas as épocas. La Gioconda. A misteriosa!!! Intocável...
Estudado incansavelmente por milhares e milhares de especialistas, admirado por leitos e peritos, com suas diversas versões e histórias. O fato é que ela está lá. Exposta à visitação de privilegiados olhos porém impossível o tato. Neste quadro não se toca. Nunca. Eternamente linda e intocável.
Mas e aquele sorriso? O que é aquele sorriso? Ou melhor, para quem é aquele sorriso? Para quem a Gioconda estava rindo, quem estava em seus pensamentos? O que ela sentia no exato momento que estava sendo pintada, eternizada? Qual é o ser humano privilegiado com o sorriso mais famoso de todos os tempos?
Hoje posso acreditar que aquele sorriso era para mim!!! Aquele sorriso, da minha Monalisa, da minha Gioconda, era para mim!!! Estou errado??? 
Se eu estiver certo, mesmo intocável, aquele sorriso é meu! Só meu! sou um privilegiado.
Sabe aquelas coisas que nao acreditamos que possam acontecer conosco? tipo ganhar na mega sena?
Não conheço ninguém que tenha ganho sequer um sorteio de carro destes que aparecem nos programas de televisão. não conheço nem alguém que tenha algum conhecido que ganhou.
Eu ganhei o sorriso da Monalisa.
A minha Monalisa!!!

La Gioconda...


Nenhum comentário:

Postar um comentário