sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Egocentrismo!!

Uma de minhas frases em um texto passado gerou um grande e entusiasmado debate e pr consequência, fui intimado a dissertar sobre o que eu quis dizer exatamente quando tive a idéia central sobre o que escreví.
A frese foi esta: Uma pessoa que só acerta na vida não é uma pessoa experiente.
Gente, não há nada a se explicar nesta frase... Ela é clara, lógica e evidente. Direta e objetiva.
Quem não erra, não sofre com as consequências de seus erros e não cria duas circunstâncias primordiais para o crescimento pessoal:
1ª - Sensibilidade à dor. Sem o peso da dor não há medo.
2ª - Fronteiras. Sem fronteiras, uma pessoa não aceita os limites estabelecidos pelos iguais, acaba sempre invadindo territórios e desconsiderando diretos e deveres.
A falta de fronteiras é sem dúvida um dos principais problemas de quem não se considera errado e que por conta disso não aprende com seus erros. A falta de fonteiras torna qualquer pessoa essencialmente egoísta, egocêntrica. A falta de fronteiras torna qualquer pessoa insensível e predadora.
Predadorismo... palavra aprendida nas aulas de ciências do 1º grau, que denotam meio de subsistência praticados por animais que caçam e se alimentam se suas vítimas.
Agora a aula é de português: Denotação e Conotação.
Denotação: Uso literal de uma palavra.
Conotação: Uso subjetivo de uma palavra.
Subjetivamente, predadorismo, predadorismo humano, no sentido de uso das pessoas para sustento próprio, tirando das memas exatamente o que elas possuem de melhor para obter vantagens pessoais. Escravidão da alma, cerceamento dos sentimentos, procedido por total abandono e indiferença à vitima.
Quem não erra e não tem a oportunidade de aprender com seus erros, torna-se uma pessoa assim, consequentemente indiferente aos sentimentos alheios, egoísta e autoritária. Intolerante às opiniões e conselhos, orgulhosa e prepotente.
Não obstante destas consequências, pessoas que agem desta forma costumam alcançar seus objetivos traçados pois não escolhem os caminhos a percorrer. Em muitas situações são pessoas de fácil projeção pessoal, profissional. Formadores de opiniões não devido ao seu carisma, impõe suas idéias pela força, pela determinação em detrimento ao convencimento. 
Não sei se a astrologia, numerologia ou qualquer outra gia explique e categorize pessoas que agem desta forma. Não sei se dia de nascimento ou ascendência astral possam causar propensão a esta ou aquela personalidade. Talvez a formação familiar, talvez a facilidade financeira, talvez as dificuldades e traumas da vida possam transformar as pessoas e levarem a atitudes deste tipo. Não sei...
Talvez o tempo, os avanços do intelecto, a globalização, aos tempos modernos, à liberdade de expressão confundida com imposição desta própria expressão... Sei lá.. são tantas as coisas, tantos os fatores a serem analisados que se eu continuar escrevendo não paro mais.
Temos pouquíssimos regimes ditatoriais vigentes ainda em nosso planeta e a população de um modo em geral está lutando para derrubar os que ainda restam mas parece que estamos vivendo ao redor de pequenos regimes tiranos, comandados por poucas pessoas que conseguem ainda impor suas verdades em grupos específicos, seja na família, seja na atividade econômica, seja na atividade social. Estamos nos curvando aos poucos à frente de pessoas insensíveis e egocêntricas como se fossem magnânimas.
Então, ao final deste texto, estão implícitos dois conselhos que podem ter passado despercebidos pelos leitores:

- Permita-se ao erro pois é através deste que aprendemos e traçamos nossas fronteiras.
- Não desista de tentar, independente dos erros cometidos pois a insistência é o que molda nossa personalidade para melhor.

Procedendo desta forma, nos tornamos pessoas mais simples, humildes e dispostas a aceitar dentro de nossas fronteiras, as sombras das pessoas que nos rodeiam!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário