Carregamos pela vida uma série de experiências oriundas de ações seguidas de acordo com exemplos, de acordo com a educação recebida em casa e através de nosso circulo social, nossa convivência com as pessoas.
Somos a soma de tudo e de todos que passam por nossas vidas, alguns com mais influência outros com menos influência. Não somos únicos, não somos nem diferentes nem iguais a ninguém. Somos um pouco de cada um.
Nosso limite à dor, nossa tolerância às situações, nosso índice de satisfação e insatisfação, nosso contentamento, nossa disposição e falta de disposição, o modo como enfrentamos os problemas, o modo como convivemos com os problemas, nosso apego e desapego, a forma como educamos nossos filhos, nosso gosto musical, toda a nossa erudição, a inteligência, a moral e a ética. Tudo isso é o resultado de uma conta matemática de adição e subtração, sem variáveis, apenas números que não acrescidos e retirados de acordo com o que cada um tem a nos oferecer e demandar.
Bens materiais agregados ao longo de nossa jornada são resultados de nossos acúmulos de riquezas e podem ser perenes ou voláteis, de acordo com a nossa sorte comercial ou inexperiência perante aos negócios. A inteligência acadêmica é adquirida em função de nossos esforços e também de situações de ensino variáveis financeiramente e governamentalmente. Digo até que pessoalmente pois o intelecto deve ser alimentado dia após dia pela pessoa. Algumas possuem um metabolismo intelectual mais ativo, outras não... Metabolismo Intelectual!!! Que frase é esta???? já imaginaram quantas vezes o cérebro pede cultura ou quantas vezes ele não é alimentado culturalmente e vamos levando nossa vida com o que temos?
Então, pensando desta forma, podemos dizer que o que somos é o que recebemos de exemplos durante nossa vida inteira? Absolutamente certa a frase no que tange as atitudes que tomamos e deixamos de tomar ao longo da vida.
Algumas coisas não fazemos por incapacidade física, outras por incapacidade moral e outras por incapacidade intelectual. O mesmo se aplica às coisas que fazemos....
Em outro texto eu disse que uma pessoa que não erra é uma pessoa inexperiente. Pois se aprende com os erros e estes são a base que estabelecem nossos limites. Um erro geralmente causa uma dor. E ninguém quer sofrer....
Móveis, carros, jogos de lençóis, jogos de porcelana são heranças físicas, são bens consumíveis e são apenas lembranças de um passado glorioso ou não, servem para sentir orgulho, saudades, lembranças nostálgicas de um passado vivido, outras vezes apenas contado...
Nossa verdadeira herança, nosso legado, o que devemos mesmo nos orgulhar são das amarras, são dos limites estabelecidos, do convívio em família, do respeito às instituições, do suor pelo dinheiro trabalhado, das horas perdidas, das promessas feitas e cumpridas.
Nosso legado é a PALAVRA. O COMPROMISSO.
O que devemos deixar para nossos filhos, para acrescentar em suas vidas é justamente isso... são poucas coisas... são PALAVRAS, EXEMPLOS, HONRA, MORAL E ÉTICA.
Devemos deixar para nossos filhos a base que é a FAMÍLIA. Os ensinamentos!!!
Devemos deixar para nossos filhos a certeza que a felicidade compartilhada é muito mais, infinitamente mais importante que a felicidade individual....
A busca pelo desconhecido sempre nos leva realmente AO DESCONHECIDO!!!!

Nenhum comentário:
Postar um comentário