Fotografias são traiçoeira, são uma faca de dois gumes.
Geralmente fotografamos o momento. Independente do lugar, das coisas, das ocasiões ou das pessoas contidas nas fotos, o que importa é realmente o momento.
E, como o próprio sinônimo (já ultrapassado) diz, o instantâneo tirado, registrado em papel é o que realmente queremos guardar. O instante. Não a pessoa...
Mas o instante está em nossas cabeças! Por que recorrer à imagem impressa para relembrar? Por que esta necessidade a não ser mostrar para outras pessoas aquilo que elas não puderam presenciar?
Então imagino eu que a fotografia seja para compartilhar com pessoas que não estiveram naquele momento, dos prazeres sentidos, da felicidade, da conquista.
Não vemos pessoas tirando instantâneos de velórios e enterros (a não ser dos famosos), não vejo casais tirando instantâneos de suas brigas, não vejo instantâneos de pessoas sofrendo. Geralmente são só os sorrisos que são captados. O objetivo é este.... Sorria!!!!! Diga "xis"!
É tão verdade o que eu digo que atualmente, de alguns anos para cá, as máquinas fotográficas já vêm com identificadores de olhos fechados, já vêm com programas que identificam o sorriso...
Ninguém diz:
- Feche os olhos e chore!!! Isso... fique assim que está bom!!!
Mas se são imagens de bons momentos, que nos recordam, nos remetem a momentos alegres, a lugares especiais, à datas importantes, por que então a fotografia é tão traiçoeira?
Por que como o próprio sinônimo (ultrapassado) diz, é apenas um instantâneo...
Instantâneo vem de instante, vem de momento. E os momentos passam, não retornam, os momentos existiram e existirão, eles mudam até de importância dado às condições de nossas vidas.
Quantas instantâneos são impiedosamente, brutalmente rasgados por conta da mudança de importância daquele momento?
Mas a dificuldade de se esquecer está proporcionalmente ligada à força que se aplica para rasgar uma fotografia.
Não é a força com que se rasga ou a quantidade de pedacinhos minúsculos que ajudarão a esquecer aqueles momentos.
Varrendo a casa encontrei debaixo do sofá um destes instantâneos..... Debaixo do sofá!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário