Certa vez li que um elefante adulto fica preso à uma corrente insignificante por que quando filhote, fora amarrado da mesma forma e na intenção de se soltar, acabou machucando suas patas.
A dor que sentiu quando filhote o fez desistir de tentar se soltar quando adulto.
Assim fazemos com nossos filhos. Condicionamos nossos filhos sem a intenção de fazê-lo. Muitas vezes tomamos decisões que acreditamos serem as melhores. Pagamos um preço alto por isso pois sofremos em favor dos filhos achando que eles aceitarão, que eles entenderão e que os problemas serão resolvidos e eles no futuro causam o mesmo mal. Senão neles, em nossos netos.
Tenho exemplos disso. E muitos. Alguns meus, outros não mas exemplos não faltam.
Quem de nós algum dia não pensou: "Coitado de meu pai, coitada de minha mãe, quando eu era pequeno ele fez uma coisa pensando que era melhor para mim e não foi." "Se eu tivesse a maturidade que eu tenho hoje naquela época, não deixaria isto ter acontecido".
Quem algum dia não pensou: " Se naquele dia isso não tivesse acontecido, hoje minha vida teria sido diferente".
Fiz um tratamento certa vez de regressão e uma imagem que me veio na cabeça foi a de minha família em um comício para eleição de prefeito e o candidato que estava discursando resolveu distribuir camisas da campanha, jogando para o povo.
Uma destas camisas acabou caindo metade na mão de meu pai e outra metade na mão de uma outra pessoa e eles começaram a puxar para tirar do outro a metade. Queriam para sí a mesma camisa. eu e minha irmã torcíamos para meu pai e de repente, um olhou para o outro e se reconheceram. No mesmo instante os dois soltaram sua metade e fizeram questão de ceder. No fundo eu torcia para que meu pai cedesse menos e que aquela camisa sem significado nenhum ficasse conosco mas não foi isto que aconteceu.
Mais tarde, voltando para casa meu pai explicou que a pessoa era um parceiro comercial e que por isso não insistiu.
Não estou criticando sua atitude mas hoje eu sei que, em uma situação igual, na frente de meu filho ou não, eu também cederia.
Aprendemos com exemplos e nossos pais são nossos principais professores.
Aprendí muito com os meus e os agradeço por isso.
Com o meu pai aprendí a ser fiel, dedicado e honesto. Com minha mãe aprendí a ser conformado, cuidadoso e prestativo. com ambos aprendí a amar uma só pessoa de cada vez e cada vez mais. com ambos aprendí que o amor é eterno e que a família vale tudo. Vale todo o sacrifício e que por ela, temos que melhorar o que é ruim em nós, sem tentar consertá-la. Quem tem há de concordar comigo. Quem teve, há tempo ainda!