segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Matéria prima


Moléculas de carbono, tecido, barro, madeira, ferro, rocha.
Palavras soltas sem qualquer conexão, nada que as una de uma forma coesa.
Vamos tentar unir estas palavras através de uma outra. Mãos!!!
Começa a fazer algum sentido?
Arte, talento, inspiração.
Diamantes, quadros, esculturas...
O poder da transformação sobre as  matérias... A arte humana criando as mais belas jóias, os quadros mais perfeitos, as esculturas realistas e surrealistas...
Somos todos matéria bruta. Somos um composto de moléculas agindo de uma forma harmônica de acordo com o DNA. Só isso. Somos todos matéria bruta.
O que nos difere, o que nos faz únicos, com nossas identidades, com nossas individualidades é justamente a arte, o talento e a inspiração das pessoas que passam por nossas vidas.
São as pessoas que nos individualizam, são as pessoas que têm o poder de nos incurtir qualidades subjetivas.
A cor da pele, altura, peso, olhos, cabelos não são determinadas pelas pessoas mas, amor, carinho, respeito, fidelidade, sinceridade, atenção, dedicação, simpatia, alegria, raiva, ódio, rancor, impaciência, desapego, indiferença dentre tantas outras qualidades são moldadas em cada um como fiel reflexo da arte.
A arte da influência que as pessoas têm umas sobre as outras.
Assim como um grande lapidário trabalha o diamante bruto transformando-o em uma expetacular jóia, assim como os grandes pintores presentes nos maiores museus do mundo, os escultores que deixaram suas marcas em formas precisas, assim como os arquitetos que construíram e constroem maravilhas pelo mundo, assim como o músico que trabalha as palavras para nossa satisfação, assim como o escritor que ordena as palavras para nos fazer viajar pelo mundo da imaginação, nós, pessoas, somos matéria prima bruta uma nas mãos das outras.
Somos lapidados, pintados, esculpidos, edificados, cantados e lidos de acordo com a arte, o talento e, principalmente a inspiração de quem nos acompanha durante a vida.
Somos a obra prima na mão do nosso semelhante se bem trabalhados.
Nascemos como moléculas de carbono, estamos como um tecido branco, um pedaço de madeira, ferro ou rocha. Passamos de mão em mão durante nossa vida. Permanecemos mais com uns, menos com outros mas cada pessoa assina esta obra. Cada um tem uma participação, pequena ou grande na nossa formação.
A grande vantagem que temos em relação às matérias primas enumeradas no início deste texto é que a partir de certo ponto, temos o poder de escolher quem será nosso artista. Temos o discernimento de nos entregar a este ou aquele que acharmos mais talentoso e que poderá moldar em nós a mais maravilhosa obra de arte que possamos ser.
pensem nisso antes de se entregar a alguém ou antes de aceitar ser o artista de outra pessoa!!!


Um comentário:

  1. Existem fases na vida que não devem ser puladas, ou antecipadas... Já dizia uma amiga nossa, muito estudada e competente, que o andador deveria ser extinto. A criança precisa de equilibrio pra aprender a andar e o andador impulsiona o neném com o corpinho para frente. Mais tarde esse impulso surtirá efeito negativo. Fases puladas mais tarde farão falta na vida das pessoas. Umas aceitam, outras vão atrás do "prejuizo". Agem como se ainda fossem adolecentes, "pagam" de jovem já tendo que carregar o peso da maturidade. Querem abraçar o mundo que acreditam terem deixado para lá num passado que alguém ajudou a construir renunciando a própria vida. Nem sempre da certo. Mas ficar parado esperando esse TESTE pra amparar? Deixe de ser o andador da vida dessas pessoas e equilibre a sua. Antes que seu labirinto não funcione mais... Rimã

    ResponderExcluir