sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Parasitas

Parasitas

Na natureza os organismos são divididos em várias classes e subclasses, dependendo de sua composição, características fisicas dentre outras.
Desde a pré escola aprendemos sobre mamíferos, aves, plantas, peixes, insetos, vertebrados, invertebrados, carnívoros, herbívoros, micróbios, répteis, e por aí vai.
A medida que vamos avançando nos estudos e a ciência é trocada por química, física e biologia, os ensinamentos vão se tornando mais profundos e novas espécies nos são apresentadas.
Lembro me bem da aula de biologia, sobre parasitas. 
Parasitas são seres que obtém seus recursos para a sobrevivência e ou reprodução utilizando-se de outro organismo para isso. Basicamente é isto. Mas até os parasitas eram subdivididos em classes.
Os parasitas simbióticos são aqueles que trocam com o seu hospedeiro algum tipo de benefício. Para mim são os mais simpáticos pois eles se beneficiam do hospedeiro porém, "pagam o aluguel" de alguma maneira.
Os parasitas obrigatórios necessitam que o hospedeiro tenha funções vitais pois sem a vida do hospedeiro, o mesmo também morre. Estes são os mais agressivos pois retiram do hospedeiro sua capacidade total de vitalidade porém, não se escondem. São inimigos declarados e por conta disso, mais fáceis de serem combatidos ou controlados.
Os parasitas oportunistas habitam seu  hospedeiro enquanto este lhe fornece as melhores condições de vida e procriação. Quando este hospedeiro deixa de fornecer estas condições, o parasita o abandona. Acredito que este seja o mais perigoso pois não se mostra, fica oculto retirando de seu hospedeiro toda sua energia secretamente e quando este hospedeiro já não lhe serve mais, simplesmente o abandona.
E em que isto se relaciona ao comportamento humano?
Nós, animais racionais, os diferentes, os supremos dominadores de todas as espécies, os predadores finais, os inteligentes, os únicos capazes de manipular materais, criar ferramentas para facilitar qualquer tarefa agimos a nossa vida toda como parasitas e hospedeiros.
E agimos como parasitas simbióticos, parasitas obrigatórios e o pior, agimos como parasitas oportunistas.
Usamos as pessoas e tiramos delas tudo o que elas tem. Entramos em suas vidas querendo algo e quando conseguimos, nós a deixamos pois a nós esta pessoa não é mais útil.
Perdemos os medos, perdemos os respeitos, perdemos as vergonhas e as considerações acerca de nosso caráter. Somos oportunistas ao extremo. As relações profisisonais e afetivas estão cada vez mais estremecidas, mais frágeis e menos duradouras.
Os hospedeiros estão acabando. Os hospedeiros são uma espécie em extinção pois todos nós estamos nos transformando em parasitas. Imediatos, objetivos, dissimulados e oportunos. Somos humanos mas como macacos pulamos de galhos em galhos e como parasitas vamos tirando das pessoas o que elas tem de melhor. O ato de de doar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário