Existem modalidades dentro do que sentimos? Os sentimentos podem ser catalogados como por exemplo as dores? Podemos ter dores pequenas ou dores agudas, podemos ter dor de cabeça ou dor de barriga.
Podemos sentir frio de formas diferentes? Do tipo muito frio ou pouco frio, do frio gelado, seco, umido.
Então se podemos categorizar os sentimentos, o que dizer da saudade?
A saudade, palavra aportuguesada e muito utilizada por nós brasileiros poderia sofrer uma série de categorizações, por exemplo:
1 - Motivo:
1.1 - por vontade própria: Quando sentimos saudade de algo por que queremos, por que causamos em nós mesmos a ausência do ser, lugar ou objeto.
1.2 - contra vontade própria: Quando alguém, algum lugar ou alguma coisa não estão sob nosso alcance contra nosso querer.
2 - Intensidade:
2.1 - Pouca saudade: Quando a saudade é recente ou suportável.
2.2 - Muita saudade: Quando a saudade é mais antiga ou insuportável.
3 - Solucionabilidade:
3.1 - Solúvel: Quando a solucão depende apenas da pessoa acometida pela saudade
3.2 - Insolúvel: Quando a solução não pedende apenas da pessoa acometida pela saudade
4 - Fixação
4.1 - Forte: Quando a saudade é sentida anulando os demais sentidos de percepção da responsabilidade.
4.2 - Quando a saudade aparece juntamente com os demais sentidos de percepção da responsabilidade
5 - Volatilidae
5.1 - volátil - Quando conseguimos controlar o pensamento a cerca do objeto, lugar ou pessoa que se sente a saudade
5.2 - Estável - Quando o pensamento fixa na pessoa, lugar ou objeto a que se sente saudade.
6 - Positividade
6.1 - Negativa - Quando a saudade vem carregada de sentimentos contrários à sua causa. Quando a pessoa que sente a saudade condiciona sentimentos negativos paralelos com o intuito de abortar o bom sentimento que a saudade causa. A nostalgia, as ramificações da saudade. Quando se evidencia os defeitos das pessoas, dos lugares ou dos objetos na intenção de ridicularizar em sí mesmo o sentimento de saudade.
6.2 - Positiva - Quando todo o potencial de evidenciar os bons momentos vividos no lugar, objeto ou pessoa. Quando se recorda com alegria das qualidades dos instantes vividos e se assume a vontade de estar novamente na presença do objeto, pessoa ou lugar de que se sente a saudade.
Devem haver ainda diversas categorias para qualificar o sentimento saudade porém acredito que o ítem 6 seja o que diferencie as pessoas e as coloquem em dois grupos diferentes.
Os saudosos amargos que olham apenas para a frente e se sentem culpados por sentirem a boa saudade, perdem a referência do passado, do apego e do sacrifício. Abrem mão de tudo perante a qualquer dificuldade e não se julgam. Apenas temem serem julgados.
Os saudosos romanticos, que relembram, riem, choram, forçam para se lembrar um pouco mais a cada momento, sentem orgulho, valorizam o passado e se julgam, tentam encontrar o caminho correto para trazer o passado de novo ao presente. Não temem serem julgados e não devem nada à ninguém, apenas às suas memórias.

Nenhum comentário:
Postar um comentário