Não se deixe confundir por estas duas palavras. Elas têm o costume de se mesclarem e os seus sintomas e sensações se misturam.
Para algumas pessoas, ter paz significa não brigar. Não lutar. Não discordar. Para algumas pessoas ter paz significa estar abstraída de pessoas, lugares, passados e problemas.
E não é bem assim.
A maioria das pessoas que procura ajuda em um constultório psicológico querem na verdade que o profissional resolva os problemas que elas tem sem interferir no seu dia a dia, sem alterarem a sua rotina. Estas pessoas na verdade querem que o psicólogo atestes que elas estão certas e os outros é que estão errados. Querem encontrar uma justificativa para suas atitudes, um salvo conduto para continuar agindo da mesma forma porém com a consciência tranquila, em paz.
As pessoas não buscam a solidão para ter paz. As pessoas buscam a solidão para refletirem sobre as diversas maneiras de se encontrar a paz. As pessoas buscam a solidão para resolver seus problemas de uma forma mais clara, mais paciente, mais definitiva. Mas não encontram paz na solidão. Elas encontram tempo e podem se acostumar com este tempo tendo a sensação de paz.
Mas o mesmo tempo que acalma é o tempo que cobra no futuro pois a vida das pessoas não para. A vida segue e as coisas acontecem durante este tempo.
A pessoa que se isola para ter paz, quando precisa voltar, quando resolve seus problemas, quando realmente se vê preparada para enfrentar os seus próprios erros e os erros dos outros, só aí percebe que a vida passou, que as pessoas mudaram, que os problemas são outros, que o tempo se foi. Só aí é que se vê que aquela solidão tão desejada, tão benéfica, não adiantou de nada. Não foi útil.
Sendo desta forma, resta correr atrás do prejuízo, resta a lamentação, o arrependimento e, na melhor as hipóteses, a humildade e a força para tentar conquistar tudo de novo.
Paz, a verdadeira paz é aquela que vem da consciência, aquela que se sente quando se tem a certeza do dever cumprido, aquela paz da honra, da honestidade, do companheirismo, da fidelidade a uma pessoa, a uma idéia e a uma ética.
Paz de verdade se tem na família, nos poucos e verdadeiros amigos. Paz de verdade se tem na esperança do futuro certo, nas atitudes corretas. Paz de verdade se tem em qualquer lugar, em qualquer tempo pois a paz habita em cada um de nós. A paz habita no guerreiro.
A paz não é a ausência de guerra, não é a ausência de conflitos. A paz é saber exatamente que se luta pelo bem, pelas idéias verdadeiras. A paz é interior.
Muitos procuram essa paz e felicidade ilusória em coisas ou pessoas sempre perceber que ela esta dentro de nós o tempo todo...
ResponderExcluir